Páginas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Salários na TI.


Olá Pessoal,

Em virtude da forte a respeito de salários, tomei a decisão de publicar algo mais elaborado sobre o tópico.
Hoje, no Brasil, organizações baseadas em Tecnologia da Informação e Comunicação carecem de recursos humanos qualificados. O texto visa fazer uma ánalise desse cenário e como isso pode afetar a remuneração dos profissionais de TI.
Partindo desse principio,  vale um questionamento:
Qualificação seria então diretamente proporcional ao salário?
Na minha opnião: Sim e Não.
Poque Sim?
É fato que maior qualificação tende a trazer maior salário.
Porque Não?
Lei da oferta e procura.  E é assim que o mercado funciona, com a mesma falta de humanidade da afirmação, a qual eu me desculpo, caso tenha ofendido.
Somos todos recursos e quanto valemos é o mercado que vai dizer. Estamos sujeitos as ocilações e o mercado de tecnologia sofre com a ausência de profissionais qualificados ou não.
Ainda nesse respeito seguem algumas reflecções:
Profissional é especialista em COBOL(tencologia antiga) e não aplicada em novos projetos. Esse profissional está fora do mercado, certo?  Errado, poucos tem conhecimento, poucos realmente dominam. Com isso a oferta dessa mão de obra é muito rara. E caso exista  procura, o preço sobe. Não existe “coboleiro”  Junior. E segundo que a procura não é tão baixa como pensamos.  Para melhor embasar  esse pensamento, vamos refletir sobre a lei da oferta e procura: 
Lei da Oferta e da Procura: Talvez a característica mais marcante das relações econômicas seja a lei da oferta e da procura que por explicar as tendências da procura e da oferta. Via de regra, quanto maior for a oferta de um produto ou de um serviço, se a procura se mantiver a mesma, menor será o valor cobrado por ele, pois a concorrência de mercado obriga a redução dos preços para tornar viável as vendas. Por outro lado se a procura é maior do que a oferta, a tendência é que o valor cobrado pelo produto seja maior.Em termos de profissões pode-se dizer que quando existe a formação de excesso de profissionais e falta de procura desses profissionais não há um equilíbrio entre a oferta e a procura e ocorre o que se chama uma saturação de mercado, em que não existem suficientes postos de trabalho para absorver os profissionais. Por outro lado pode acontecer que não exista oferta em excesso mas sim procura em falta. Este é um dos casos que acontece quando, por exemplo, a indústria progride e inova rapidamente. Deixa de haver procura de uma dada profissão ou qualificação que está sendo substituída pela procura de outra profissão ou qualificação em que ainda não há oferta suficiente, gerando desemprego que também está ligado com o aumento no numero de máquinas, que podem substituir a mão de obra.”
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_oferta_e_da_procura


# 4 dicas para pedir aumento:

Chegou à conclusão de que seu salário anda em baixa em comparação com a média de mercado? Veja como se preparar na hora de pedir um aumento para o chefe.

1. Faça um relatório com a média salarial do seu cargo no mercado de TI e a média paga pela sua empresa.
2. Leve em conta o tamanho da empresa em que trabalha — incluindo o seu faturamento e o volume de dívidas, se houver. Se está numa empresa pequena, não adianta querer ganhar o que a Microsoft paga.
3. Compare seu desempenho com os resultados obtidos pela empresa. Mostre como a sua área eo seu desempenho individual contribuíram para a boa performance da companhia.
4. Se o aumento for negado, tente negociar benefícios como notebook, celular, carro ou bolsa de estudo.

  

 # Entrevista com Especialistas #

#Entrevista1: Com  Sarah Pimentel, consultora de testes da HP, 8 anos em TI, sendo 5 deles atuando em teste de software, pos graduada em engenharia de software, certificada CTAL-TA e TM. Contato: sarah.pimentel@gmail.com


Pergunta 1- Como você vê o crescimento da demanda por profissionais de TI, especialmente a área de testes, e os salários estão sendo afetados por esse crescimento?

Sarah Pimentel: Compartilho da visão que tem sido exposta na mídia. Oportunidade tem, falta gente capacitada. Sobre salários, São Paulo tem uma média acima do mercado. Para profissionais mais seniores tem boas oportunidades com bons salários. Para juniores, tenho visto que os salários estão cada vez menores.

Pergunta 2- Poderias traçar um perfil de profissionais de testes que são muito valorizados pelas empresas de TI? E quais as qualificações essenciais para ser um profissional disputado?

Sarah Pimentel:  Automação e línguas estrangeiras (especialmente inglês) continuam sendo um diferencial. Um profissional que gostaria que trabalhasse comigo seria uma pessoa que trabalhasse colaborativamente, buscasse atualização constante por meio de eventos, blogs, livros ou outros meios e trouxesse inovação para o time. Habilidades técnicas são mais fáceis de desenvolver do que perfil pessoal.

Pergunta 3- Ao seu ponto de vista, é possível traçar uma carreira em Y no mercado de TI ?

Sarah Pimentel: Vejo algumas empresas trabalhando nisso, mas não é uma cultura vagamente estabelecida no Brasil ainda. Mesmo assim, não desencorajo ninguém a seguir na área técnica. Como eu disse, o mercado precisa de gente interessada e capacitada. Se esse for o perfil do profissional, ele vai conseguir se dar bem seguindo a área técnica. 

 
#Entrevista2: Com Vanessa Freitas Cândido, Mestre em Engenharia de Software, Certificada ISTQB. Experiência de 6 anos na área de Testes de Software, líder de equipe de testes até gerente de qualidade e testes, participando de projetos específicos de testes, tais como: o BTC (Brazil Test Center). Atualmente é líder de uma equipe de testes na MV Sistemas. 
Contato: vanessafcandido@gmail.com



Pergunta 1:  O mercado de TI do nordeste, especialmente na área de testes, está muito atrás do mercado do sul e sudeste?

Vanessa Cândido: Em relação à especialização dos profissionais da área de testes, o mercado de ti do nordeste está acima da qualificação dos profissionais de testes do sul do Brasil.
Lá existe uma grande carência de profissionais especializados nesta área. Existe mais demanda do que procura. Em relação à salário, o mercado de ti do nordeste está muito atrás sim do mercado do sul e sudeste. O profissional não só de testes mas de outras áreas de ti possuem o salário bem defasado comparado as regiões sul e sudeste mesmo considerando a diferença de custo de vida, a defasagem é gritante.Ex:Anal de testes Sênior Sul: Salário Inicial R$4500,00 Inicial CLT e
Anal. de testes Sênior NE : Salário Inicial R$3200,00 Inicial CLT

Pergunta 2:   Existe a idéia que, para um projeto de testes obter um bom retorno, os salários dos profissionais não devem ser altos, muitas vezes são contratados, estagiários ou profissionais com pouca experiência. Você concorda com essa idéia? Como você vê o mercado nesse sentido?

Vanessa Candido:  De forma alguma. O mercado não quer  profissionais em testes apenas para executarem scripts de testes pré-elaborados e sim profissionais criativos, especializados capazes de elaborar estratégias de testes adequadas para cada tipo de sistema, considerando suas abordagens, tipos, níveis e ambientes de testes, analisando também as possibilidades de automação se necessário.

Pergunta 3:   Na sua opinião, qual o perfil do profissional que mais é valorizado na área de testes?

Vanessa Cândido:  O profissional especializado e qualificado em todo o processo de testes, desde a elaboração dos planos de testes até a análise dos resultados, sendo conhecedor de técnicas de testes e de análise de defeitos escapados para que possa contribuir com a melhoria contínua do processo, aumentando dessa forma a cobertura dos testes e qualidade do produto.

 

Links legais: 


Tabela Estagiários: http://info.abril.com.br/professional/salarios-estagiarios/
Estagio em Y:  http://vocesa.abril.com.br/blog/estagiario-y/2011/09/01/nao-e-insubordinacao-nem-atrevimento/
Dicas para pedir aumento: http://info.abril.com.br/professional/carreira/voce-esta-ganhando-bem.shtml?3
Carreira em Y: http://www.empregoecarreira.com/voce-sabe-o-que-e-%E2%80%9Ccarreira-em-y%E2%80%9D
Media salarial TI : http://www.noticiastecnologia.com.br/tag/tabela-salarial-ti
Planilha geral salários: https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0Aklb-CXwPY5CdDdfcXp6eDBncVhWMU5UR2pYVDU2b3c#gid=0
Linkedin: http://www.linkedin.com/groupAnswers?viewQuestionAndAnswers=&discussionID=68220549&gid=3422151&trk=EML_anet_di_pst_ttle
Quanto ganha o profissional de qualidade:  http://www.slideshare.net/cristianocaetano/cargos-e-salarios-2010-quanto-ganha-o-profissional-de-qualidade-no-brasil
Mercado Salarial:  http://www.slideshare.net/petermuller/mercado-salarial-site-206071
O perfil de profissional: http://carreiradeti.com.br/o-perfil-de-profissional-mais-desejado-pelas-empresas/